Pais podem prejudicar o aprendizado da fala das crianças
Algumas atitudes dos
pais podem atrasar o processo de desenvolvimento da fala das crianças.
Claro que não é intencional por parte dos adultos, já que as primeiras palavrinhas são mais do que esperadas. Na maioria das vezes, os pais estão apenas tentando ajudar a criança.
Um
dos erros mais comum é corrigir a criança quando esta fala uma palavra
incorreta ou repetir a palavra errada porque ficou “engraçadinho”.
Se
os pais corrigem sempre a palavra errada, a criança pode ficar envergonhada e
até irritada por ser constantemente corrigida e não querer falar mais. Já
repetindo a palavra errada e achando graça os pais estarão incentivando a
criança a continuar a falar errado. O ideal é repetir a palavra corretamente
sem corrigir. Se a criança diz “Olha o tatorro”, os pais devem responder
enfatizando a palavra correta “Cadê o cachorro? O que o cachorro está fazendo?
Que bonito o cachorro!”. Indiretamente ele está ensinando a criança sem ser
rígido ou até mesmo grosso.
Trocar
o nome de um objeto por um mais fácil achando que ajudará a criança é errado
também. Chamar a chupeta de “peta” ou a mamadeira de “Tetê” faz com que a
criança tenha que aprender duas palavras para um mesmo objeto, podendo
prejudicar e atrasar o desenvolvimento da linguagem.
Dizer
“Té o seu bunetu?” em vez de “Quer o seu boneco?”. Isso pode atrasar o
desenvolvimento de alguns sons e os pais também estarão incentivando a fala
errada.
Diminutivos
não são bem vindos para os pequenos que estão começando a falar. Dizendo
carrinho para carro ou gatinho para gato os pais estão aumentando a palavra,,
dificultando o entendimento e a produção da fala.
Estimule
o pequeno a dizer o que ele quer - Um dos artifícios que as crianças usam
quando estão começando a desenvolver a fala é o gesto. Aponta para a água
quando quer água, para o brinquedo quando quer brincar ou mesmo para a cama
quando quer dormir. Se os pais simplesmente executam o desejo da criança não
estão criando nela a necessidade de falar. Falar é difícil para quem está
começando e, se apontando tem o que quer, porque a criança vai querer falar? Os
pais devem falar o que a criança quer antes de realizar o desejo e se a criança
já produz alguns sons deixe que tente falar, mesmo que não saia o som correto,
depois repita a palavra corretamente e faça o que a criança quer.
Uma
das dicas mais importantes é conversar com a criança na sua altura, olho no
olho. Abaixe-se e fale com os pequenos assim eles poderão ter um modelo visual,
verão os movimentos dos lábios e língua, além do modelo auditivo. Até os três
anos a criança pode falar alguns sonszinhos errados, mas todos devem
entendê-la. Já aos cinco, a articulação da fala deve estar completa usando
muito bem a linguagem.
Qualquer
dúvida procure um fonoaudiólogo para uma avaliação da fala e linguagem da
criança.
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