4 Técnicas para memorização do aprendizado
Pesquisas indicam que as
pessoas lembram somente de 10% do que aprendem. E os demais 90% são esquecidos
de modo rápido, logo após o aprendizado.
Em relação à avaliação da
própria memória, do que se lembra, segundo estudos científicos, a conclusão é
apenas honesta se o indivíduo chegar à constatação que sua memória está mal,
bem mal.
Mas a memorização é muito
importante no vestibular, nas provas, nos concursos etc. No ensino tradicional,
quase sempre é avaliada a capacidade de reprodução do conteúdo, sendo a memória
essencial.
Ler e Ouvir não São
Suficientes
A melhor forma de aprender,
sendo uma das técnicas, é através da discussão em grupo ou ao ensinar o que se
está tentando aprender. Isso é fato porque a concentração é muito mais fácil,
na situação de conversar com outra pessoa sobre o tema, ou ao explicar o mesmo.
Ler ou ouvir o outro falar é muito mais suscetível a distração interrompendo o
processo de concentração.
Buscar um Enfoque do Assunto
de Interesse
É mais fácil lembrar-se de
alguma coisa interessante comparando a algo que não interessa. Por exemplo,
quando se gosta de uma determinada matéria, é provável que haja um maior
aprendizado do que da matéria que não tem tanta afinidade.
O ideal é tentar encontrar
um enfoque no interior do assunto que não interesse muito, um recorte ou
abordagem que apresente mais apelo para o gosto pessoal individual. E
posteriormente, na vida adulta, se for possível, estudar apenas o que é de
interesse, fixando assuntos aprendidos.
Descanso e Momentos Próximos
do Sono
É fundamental descansar,
fazer pausas entre os estudos. A quantidade de tempo e a forma de parar
dependem de cada pessoa, porém uma boa técnica é estudar durante 45 minutos.
Este é o período máximo que o indivíduo consegue se focar em determinada tarefa
pela média, e então realizar pausa de 15 a 20 minutos, antes de começar
novamente. É importante frisar que isto pode variar devendo a pessoa estar
atenta aos sinais da própria mente.
Em relação aos períodos,
antes de dormir, e logo ao levantar-se, o estudo nestas horas é uma boa forma
de fixação do conteúdo, pelas substâncias químicas liberadas pelo cérebro
nestes momentos.
Reflexão Sobre o que Foi
Aprendido
A técnica é reservar de 15 a
20 minutos entre cada sessão de estudo para reflexão acerca do que foi
aprendido. Esta reflexão relacionada ao conteúdo, que provavelmente vai levar o
indivíduo a questionar e correlacionar o aprendizado com situações já
compreendidas, também auxilia para fixação das coisas na memória.
Bons Estudos!
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