Aleitamento Materno


Um Direito garantido a criança como gesto de Amor Materno



Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 900 cursos online com certificado 


26112012102836recém-nascido_Mod.jpg
Citação As ações de promoção à saúde, prevenção de agravos e de assistência à criança pressupõem o compromisso de prover qualidade de vida para que a criança possa crescer e desenvolver todo o seu potencial. As linhas de cuidado prioritárias da Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno vêm ao encontro dos compromissos do Brasil com os objetivos de Desenvolvimento do Milênio, com o Pacto de Redução da Mortalidade Materna e Neonatal, com o Pacto pela Saúde e com o Programa Mais Saúde. (Portal Saúde) 



A amamentação é mais fácil quando as mães têm informações sobre as práticas saudáveis para ela e para os seus bebês, incluindo a importância do aleitamento exclusivo durante os primeiros seis meses de vida. (FIOCRUZ, Promoção do Aleitamento e Alimentação Complementar, p.3, 2009). 




A política de aleitamento materno no Brasil envolve diversas ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, implementadas pelo Programa de Aleitamento Materno, inserido desde junho de 1998, na área de Saúde da Criança do Ministério da Saúde. Essas ações têm a finalidade de favorecer positivamente o processo de crescimento e desenvolvimento saudável na infância, reduzir a morbimortalidade e melhorar a qualidade de vida das crianças brasileiras, ademais de diminuir a ocorrência das doenças crônicas não transmissíveis na idade adulta (Ministério da Saúde, 2001; ARAÚJO, 2002). 




O leite materno contém todos os nutrientes, anticorpos, hormônios e antioxidantes de que uma criança necessita (BUTTE, LOPEZ-ALARCON, e GARZA, 2002, citada por BONGIOVANNI, 2006). Promove o desenvolvimento sensor e cognitivo da criança, além de protegê-la contra doenças crônicas e infecciosas (ORGANIZAÇÃO PAN- AMERICANA DA SAÚDE, 2003). 




Portanto, cabe ao profissional de saúde identificar e compreender o processo do aleitamento materno no contexto sociocultural e familiar e, a partir dessa compreensão, cuidar tanto da dupla mãe/bebê como de sua família. É necessário que busque formas de interagir com a população para informá-la sobre a importância de adotar uma prática saudável de aleitamento materno. O profissional precisa estar preparado para prestar uma assistência eficaz, solidária, integral e contextualizada, que respeite o saber e a história de vida de cada mulher e que a ajude a superar medos, dificuldades e inseguranças. (CASTRO; ARAÚJO, 2006). 


Para tratar o ingurgitamento mamário mantenha a criança sugando, quando estiver apta a fazê-lo; se a criança não estiver em condições de sugar, retire o leite por meio de ordenha para aliviar a dor. Coloque nas mamas compressas geladas, use um sutiã firme para elevar as mamas. A causa mais comum do mamilo fissurado é o modo errado do bebê pegar o bico da mama (Matuhara & Naganuma, 2006). Dessa forma, a fim de evitar os problemas durante a amamentação, recomenda- se que a mãe mantenha os seios enxutos, que não deixem as mamas cheias de leite, pois isso pode acarretar em ingurgitamento, além do correto posicionamento e pega do bebê durante as mamadas. 

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 900 cursos online com certificado 
http://www.portaleducacao.com.br/enfermagem/artigos/22080/aleitamento-materno-um-direito-garantido-a-crianca-como-gesto-de-amor-materno?utm_source=ALLINMAIL&utm_medium=email&utm_content=43669886&utm_campaign=top%2010%20-%20enfermagem%20-%20058&utm_term=t92.yuw.wah12.z.a.f.gdzl.gdw.fm.yug.gdl.j.w.y6l.gbl.f.way.f.wb#ixzz2DZTWhAH0


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pão de Mel Simples

Bolo Integral de Maçã e Nozes

Jarra de garrafa Pet