Papagaio usa agasalhos de lã na Grã-Bretanha

Animal sem boa parte das penas foi resgatado por ONG e desde então não gosta de ficar sem agasalho.

Hoje pela amanhã assistindo ao programa Mais Você, Ana Maria Braga mostrou a reportagem desse papagaio e fiquei encantada. Assim resolvi postar para vocês curtiram junto comigo.



Na Grã-Bretanha, um papagaio abandonado que havia arrancado a maioria de suas próprias penas adotou mini pulôveres de lã tricotados para protegê-lo e agora se recusa a ficar sem eles.

O papagaio Charlie foi resgatado pela ONG britânica Safehaven, quando parecia, segundo alguns relatos, "uma galinha pronta para ir ao forno".


Os papagaios costumam arrancar as próprias penas em situações de estresse.

Um veterinário sugeriu que ele fosse sacrificado, mas uma das coordenadoras da ONG, Rebecca Blagg, o adotou e tricotou os pulôveres para mantê-lo aquecido.

"Ele tem um verde, um azul e mais dois marrons, que ele troca uma vez por semana", conta Rebecca. "Eles têm grandes aberturas nas asas, para não restringir seus movimentos."

"Se tiramos o pulôver dele, ele fica muito bravo. Começa a andar de um lado para o outro, grita, fica muito agitado. Então paramos de tentar tirar (com frequência)", diz.

'Caso único'


Segundo ela, ao ser resgatado, em 2007, Charlie estava tão fraco que mal conseguia ficar em pé. "Ele estava tão frio, sem as penas, que tremia. Eu precisava fazer algo. Tricotar é meu forte, mas nunca havia tricotado para um papagaio antes", diz.

A fundadora da ONG Safehaven, Christine Forman, adverte que o caso de Charlie é "único", e a solução encontrada para ele não se aplica a qualquer ave.

"Ele é uma exceção, ao se tornar acostumado com os pulôveres e querer ficar com eles", disse à BBC Brasil. "Tentar colocar algo assim em qualquer outro papagaio poderia causar um grande estresse ao animal", afirmou.


FONTE: GLOBO.COM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo Integral de Maçã e Nozes

Bolo de Chocolate sem Glúten