Alimentos que colaboram para a imunidade


Os alimentos são ricos em vitaminas, minerais e outras substâncias que colaboram para a manutenção do sistema imunológico.

De acordo com especialistas, ao alcançarmos a recomendação diária de consumo de frutas e vegetais, asseguramos uma defesa melhor. O mais aconselhável é a ingestão de cinco porções por dia que contemplam: 2 vegetais e 3 frutas.





Destacamos alguns alimentos que colaboram para a imunidade:




  • Gengibre: O gengibre é rico em vitaminas C, B6 e possui ação bactericida, e com isso favorece as defesas o organismo, além de ajudar no tratamento de inflamações da garganta;

  • Ômega-3:  O ômega-3 pode ser encontrado, por exemplo, no salmão e no azeite, colabora para as artérias a permanecerem distantes de inflamações, além de contribuir para a imunidade do organismo; - Tomate: O tomate, é rico em licopeno, sendo fundamental para combater doenças cardiovasculares, aplanando radicais livres do organismo;

  • Castanha -do- Pará /Cogumelos: Ambos apresentam selênio, um poderoso antioxidante que combate os radicais livres, melhora a imunidade e acelera a cicatrização do organismo;

  • Frutas cítricas: As frutas cítricas, assim como o brócolis, couve e  tomate,  são excelentes fontes de vitaminas C, antioxidante que eleva a resistência do organismo;

  • Vegetais verdes (escuros):  São alimentos que contam com ácido fólico. Esse nutriente ajuda na formação de glóbulos brancos e atua na defesa do organismo.



A ingestão de uma alimentação balanceada, que contempla alimentos adequados, aliada à prática de atividade física, colabora para as defesas do organismo e assegura qualidade de vida.

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