COMO FURAR XÍCARAS PARA USAR COMO VASINHOS

VASINHOS QUE ERAM XÍCARAS




Para as plantas viverem bem e saudáveis, a água precisa sempre escoar, não pode ficar acumulada. Ou seja, precisa descobrir como se faz para furar porcelana ou cerâmica. Dá para fazer em casa, mas recomenda-se muito cuidado. Se você não estiver acostumado a usar furadeiras, melhor pedir ajuda e a alguém mais experiente. Desde criança, sempre acompanhei meu pai neste tipo de afazer doméstico, então foi mais tranquilo. Mas, mesmo assim, durante o processo existe uma tensão no ar. Uma coisa é furar parede, outra é furar uma xícara, mais leve, que pode escorregar estourar, enfim. Cuidado redobrado, por favor!





Além da furadeira (ou Dremel), você vai precisar de duas coisas muito importantes: fita crepe e óculos de proteção. A fita crepe é para evitar que a porcelana rache, ela segura e ajuda a fazer um furo mais preciso e “limpo”. Já os óculos… é por segurança. O uso de proteção individual é necessário, importantíssimo. Não dá para abrir mão.





A fita crepe é para fazer um X no lugar onde irá furar. Faça um furinho com algo pontudo em cima da fita (pode até ser com a ponta de uma caneta), para posicionar o ponto da broca e não escorregar. Caso a cerâmica seja muito fina e delicada, esta não vai resistir com a pressão e a vibração da furadeira. Escolha xícaras mais grossas. Na furadeira, o ideal é usar uma broca especial para este tipo de superfície. Em lojas de material de construção peça uma broca que seja específica para vidro e porcelana.

Importante:

·         A furadeira precisa entrar em um ângulo de 90 graus em relação às xícaras, ok?
·         Apoie bem a xícara em um lugar que não escorregue, que fique firme.
·         É bom também colocá-la sobre um apoio macio.
·         Fure devagar e aos poucos, sentindo o material. Controle a pressão e a potência – e não o contrário.
·         Não esqueça os óculos de segurança! Sempre pode escapar ou voar algo, melhor proteger-se.





Ah, vale dizer que dar uns toques pessoais nas louças escolhidas tornará tudo mais charmoso. A xícara de bolinhas, lascada, é só dar uma lixada na parte exposta. Na branca (um açucareiro que perdeu a tampa), foi usado caneta para porcelana para fazer uns desenhos para enfeitar, mas é necessário levar ao forno para fixar.
Obs.: Existem canetas próprias para queima em forno caseiro.

MANJERICÃO E SUCULENTA 


Coloque pedrinhas no fundo dos vasos para ajudar a escoar a água, sem o risco de entupir. Complete com terra e transplante as plantas que estavam em vasos simples de plástico.
Agora que aprenderam não fique com peças que se estragam ao longo de anos de uso diário. 

Vasos para plantas sempre é necessário!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo Integral de Maçã e Nozes

Bolo de Chocolate sem Glúten