VINHOS E DOCES A COMBINAÇÃO PERFEITA

O vinho e o açúcar

Categoria: partindo do prato


Quando ingerimos doces, nossas papilas degustativas adaptam-se às características desse alimento, alterando a percepção que teremos do que consumirmos na sequência. Quer um exemplo típico? Coma chocolate, e depois, tome suco de laranja. O chocolate faz com que o suco de laranja fique mais amargo, mais ácido, menos doce e menos frutado, não é?
Esse é o mesmo princípio que rege a interação entre sobremesas e vinhos. Com os sabores doces da sobremesa recobrindo o palato, o vinho será sentido como se fosse “mais duro” do que realmente é. A doçura na comida aumenta nossa percepção de amargor e acidez, e reduz nossa percepção de doçura e fruta.
Sendo assim, não é uma boa ideia optar por um vinho já originalmente amargo (tânico) ou ácido. Daria a mesma sensação de ter bebido o suco de laranja, entendeu? Um vinho seco, ao perder seu caráter frutado, vai ficar desagradavelmente ácido.
Ou seja, para sobremesas, a opção de vinho mais harmônica é, sempre, a de vinhos tão doces quanto, ou até mais doces do que a própria sobremesa. Essa é a hora, então, de desfrutar os prazeres dos vinhos fortificados, de sobremesa, de colheita tardia...
Se quiser dicas práticas de quais sobremesas com quais vinhos, ou quais vinhos com quais sobremesas, clique aqui.
Mas a harmonização entre alimentos e doces não está respaldada somente em princípios químicos e biológicos. Existe, sem dúvida, uma questão de gosto pessoal que sempre deve prevalecer, já que o prazer dessa combinação é, claramente, subjetivo.
Além disso, existe também uma questão de cultura e tradição. Na França, por exemplo, a hora da sobremesa é a hora ideal para um seco Champagne Brut. Dá para dizer que eles estão errados? Certamente não dá.
O importante é você desfrutar sua sobremesa, e seu vinho, com prazer, e, de preferência, num momento agradável entre amigos!
Ah, caso diabetes seja um ponto de preocupação, sugerimos que leia sobre o tema clicando aqui.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pão de Mel Simples

Bolo Integral de Maçã e Nozes

Jarra de garrafa Pet