Nutrição

Promovendo a alimentação saudável no Dia da Celebração da Vida



Este ano, iniciamos a expansão da ação Acompanhamento Nutricional em algumas Dioceses ao redor do Brasil, ação que visa melhorar o estado nutricional das crianças acompanhadas pela Pastoral da Criança. Está sendo amplamente divulgada nos meios de comunicação a mudança do Perl nutricional da população brasileira, que deixou de apresentar altas taxas de desnutrição e que agora vem mostrando índices altíssimos de sobrepeso e obesidade, que já atingem metade dos brasileiros.







De nada adianta falarmos e orientarmos nossas famílias para mudarem seus hábitos alimentares, evitarem comer doces, frituras e evitarem refrigerante ou sucos de pacotinho, se no dia da Celebração da Vida oferecer estes alimentos a eles. Concordam?

Por isso, hoje comentaremos alguns detalhes que devem ser levados em consideração na hora de prepararmos o lanche desse dia. Precisamos mostrar aos pais e crianças que comer saudável também é muito gostoso e, sobretudo, faz bem a saúde de todos.





Você pode incentivar a criança a comer frutas e verduras despertando a curiosidade dela, por exemplo: colocar nomes diferentes nas preparações, associar as frutas aos animais ou cortar os alimentos em formatos diferentes.

Quando a Celebração da Vida acontece na hora do almoço, uma boa ideia é preparar sopas com hortaliças também da região ou uma torta salgada com talos.


Cuidados que devem ser tomados:

Evitando os engasgos

Balas de qualquer tipo, pirulito, pipoca, amendoim e outros alimentos pequenos e duros podem provocar acidentes graves por engasgos, podendo inclusive levar à morte. 

Cuidado! Os engasgos acontecem mais frequentemente em crianças de até 4 anos de idade.


Doações

Muitas vezes, recebemos doações de alimentos como vegetais e frutas, ou cestas básicas. 
A Pastoral da Criança não distribui alimentos diretamente para as famílias. 
Alguns desses alimentos podem ser utilizados na partilha do lanche na Celebração da Vida. 
Outros alimentos não utilizados nas celebrações podem ser direcionados a entidades como os Vicentinos, que têm por missão auxiliar as famílias. 
É preciso estar alerta para a data de validade dos produtos. 
Também é preciso observar a refrigeração de alimentos que precisam ser conservados em geladeira, como iogurte, leite fermentado, leite, queijo. 
Quando aos produtos embalados em pacotes ou latas, é preciso verificar se estão amassados, furados ou estufados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pão de Mel Simples

Bolo Integral de Maçã e Nozes

Jarra de garrafa Pet