Aveia

Coloque aveia na sua alimentação e sinta os resultados na sua saúde



A aveia é um dos cereais mais conhecidos e utilizados. Usada em pães, barras de cereais e biscoitos, também consumida crua com suas frutas preferidas.

Assim como todo cereal integral, ela oferece diversos benefícios à saúde. Possui cálcio, ferro, proteínas, além de vitaminascarboidratos e fibras.

Alguns benefícios da aveia:


Alto Colesterol ou Triglicérides

Em relação ao seu poder de reduzir o colesterol, estudos sugerem que a ação da β-glucana, fibra solúvel presente na aveia, esteja ligada à diminuição na reabsorção de sais biliares nos intestinos e a eliminação desses sais nas fezes. Com isso, o fígado para compensar a perda, irá produzir mais sais biliares (são produzidos a partir do colesterol), mais receptores de colesterol total e LDL presentes no fígado captarão essas moléculas do sangue. Por isso, é visto que o consumo regular de aveia pode estar relacionado com a diminuição da formação de placas de gorduras (ateroma), que causam as doenças cardiovasculares.

Regulação do funcionamento intestinal

A fibra da aveia betaglucana tem qualidade superior à dos outros cereais, sendo rapidamente fermentada no cólon, favorecendo o crescimento de bactérias boas e aumento do volume fecal (porque ao entrar em contato com a água, as fibras formam géis que tornam o bolo fecal maior). O farelo de aveia possui maior quantidade dessa fibra, por isso se mostra mais eficaz. A introdução de fibras na dieta requer maior ingestão de água!

Controle de peso

As fibras solúveis retardam o esvaziamento gástrico (o estômago demora mais para enviar os alimentos para o intestino), gerando uma maior saciedade. Assim, contribui para diminuição da ingestão alimentar, e como consequência haverá controle de peso.  A aveia pode ser usada em diversas preparações.

Para praticantes de Atividades Físicas

Por ser considerada um carboidrato de baixo índice glicêmico(demora mais para ser digerida e virar glicose no sangue), o que é excelente para ser consumida antes do exercício porque gerará mais disposição para o exercício e menos fome durante a atividade. Carboidratos de índice glicêmico baixo, não geram picos de glicemia evitando assim acúmulo de gordura corporal.

Consumo diário

Recomenda-se 30 g por dia, o que equivale a 2 colheres de sopa. É uma quantidade bacana e fácil de ser adicionada na alimentação diária. Você pode adicionar no feijão, salada de frutas, iogurtes, vitaminas, etc.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pão de Mel Simples

Bolo Integral de Maçã e Nozes

Jarra de garrafa Pet