Aveia

Coloque aveia na sua alimentação e sinta os resultados na sua saúde



A aveia é um dos cereais mais conhecidos e utilizados. Usada em pães, barras de cereais e biscoitos, também consumida crua com suas frutas preferidas.

Assim como todo cereal integral, ela oferece diversos benefícios à saúde. Possui cálcio, ferro, proteínas, além de vitaminascarboidratos e fibras.

Alguns benefícios da aveia:


Alto Colesterol ou Triglicérides

Em relação ao seu poder de reduzir o colesterol, estudos sugerem que a ação da β-glucana, fibra solúvel presente na aveia, esteja ligada à diminuição na reabsorção de sais biliares nos intestinos e a eliminação desses sais nas fezes. Com isso, o fígado para compensar a perda, irá produzir mais sais biliares (são produzidos a partir do colesterol), mais receptores de colesterol total e LDL presentes no fígado captarão essas moléculas do sangue. Por isso, é visto que o consumo regular de aveia pode estar relacionado com a diminuição da formação de placas de gorduras (ateroma), que causam as doenças cardiovasculares.

Regulação do funcionamento intestinal

A fibra da aveia betaglucana tem qualidade superior à dos outros cereais, sendo rapidamente fermentada no cólon, favorecendo o crescimento de bactérias boas e aumento do volume fecal (porque ao entrar em contato com a água, as fibras formam géis que tornam o bolo fecal maior). O farelo de aveia possui maior quantidade dessa fibra, por isso se mostra mais eficaz. A introdução de fibras na dieta requer maior ingestão de água!

Controle de peso

As fibras solúveis retardam o esvaziamento gástrico (o estômago demora mais para enviar os alimentos para o intestino), gerando uma maior saciedade. Assim, contribui para diminuição da ingestão alimentar, e como consequência haverá controle de peso.  A aveia pode ser usada em diversas preparações.

Para praticantes de Atividades Físicas

Por ser considerada um carboidrato de baixo índice glicêmico(demora mais para ser digerida e virar glicose no sangue), o que é excelente para ser consumida antes do exercício porque gerará mais disposição para o exercício e menos fome durante a atividade. Carboidratos de índice glicêmico baixo, não geram picos de glicemia evitando assim acúmulo de gordura corporal.

Consumo diário

Recomenda-se 30 g por dia, o que equivale a 2 colheres de sopa. É uma quantidade bacana e fácil de ser adicionada na alimentação diária. Você pode adicionar no feijão, salada de frutas, iogurtes, vitaminas, etc.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo Integral de Maçã e Nozes

Bolo de Chocolate sem Glúten