Alimentos que repõem o colágeno

O colágeno representa cerca de 25% de toda a proteína do corpo humano e é exatamente ele o responsável  por proporcionar sustentação às celulas e mantê-las unidas. É por isso que, como ao longo dos anos perdemos 1% de colágeno, a maioria das pessoas quando passa dos 45 anos possui rugas e pele flácida. Para reverter esse quadro, “o ideal é optar por uma dieta rica em proteínas magras e ômega-3, além de consumir alimentos que contenham vitamina C, vitamina E, cobre, selênio, zinco e silício”, aconselha o nutricionista Gabriel Cairo Nunes, da Clínica Health Me Gerenciamento de Peso. Veja a lista criada pelo especialista com os produtos mais indicados para repor colágeno.




Cerejas, uvas e soja 


Elas contêm flavonoides (potente antioxidante que neutraliza os radicais livres) e, assim, estimulam a renovação celular. São os radicais livres os responsáveis pelo envelhecimento celular.




Vitamina C


É indicado consumir alimentos ricos em vitamina C, pois ela facilita a síntese do colágeno. Por isso, abuse das frutas cítricas como laranja, acerola, limão e abacaxi.





Aveia e leguminosas 

São alimentos ricos em silício, um mineral proveniente de vegetais, sendo indicado para auxiliar na manutenção da rigidez celular. A aveia age sobre os músculos, tendões, cartilagens e articulações amenizando dores e outros problemas enfrentados devido à ausência de colágeno.




Frutas vermelhas 


São ricas em cianidina e vitamina C, antioxidantes que combatem os radicais livres. Seu consumo favorece as paredes dos vasos sanguíneos da pele, tornando-a mais irrigada e oxigenada. Além disso, as frutas vermelhas previnem o envelhecimento precoce das células, o excesso de oleosidade e a acne.






Feijão, brócolis e ervilha


As folhas verde-escuras como espinafre ou outros alimentos como lentilhas, grãos, gema de ovo, fígado bovino e laranja são importantes pois são fontes de ácido fólico. “O ácido fólico é um nutriente muito importante para síntese do RNA e DNA, sendo fundamental na replicação celular”, afirma Nunes.





Carnes, ovos e peixes 


São fontes de proteínas e de vitaminas B6 e B12. Além disso, são importantes para a flora intestinal agindo no metabolismo de carboidratos, lipídios e aminoácidos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo Integral de Maçã e Nozes

Bailey Irish Cream Cheesecake