Anatomia feminina favorece infecção urinária em mulheres.

Falta de higiene ou más formações congênitas causam o problema


Anda sentindo ardência ou dor na hora de urinar? Pode ser o início de uma infecção urinária, que também provoca necessidade frequente de ir ao banheiro, mas com pouco volume de urina e febre.

A doença pode ser causada por uma má formação congênita do trato urinário ou por falta de higiene pessoal. Em se tratando de mulheres, o risco aumenta, já que o corpo feminino possui uma uretra mais cura, levando a flora vaginal a ter um contato muito próximo com a anal, o que facilita a contaminação por bactérias oriundas do gastrointestinal.

A infecção urinária não é contagiosa, e o tratamento depende do tipo de micro-organismo que está causando a infecção. Se for uma bactéria, a doença será curada através de antibióticos, se for por fungo, por antifúngicos.

Estima-se que cerca de 90% das infecções sejam causadas por bactérias.

Geralmente, o diagnóstico é obtido através de exames de urina tipo 1 e que identifica o número de leucócitos, as células de defesa ou através de um exame denominado urocultura, onde as bactérias da urina são analisadas durante 5 dias para identificação e qual será o antibiótico a ser usado no tratamento. Ingerir muito líquido também ajuda a evitar a presença de micro-organismos na região.

Por Yasmin Barcellos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo Integral de Maçã e Nozes

Bolo de Chocolate sem Glúten